sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Educação a Distância no Ambiente Corporativo

            Analisando a preparação do estudante em relação ao desempenho profissional e sua efetiva adequação diante das necessidades empresariais e, ainda, quanto aos fatores que dão suporte à progressão da carreira profissional, nota-se significativa inadequação.
            Com relação aos seus profissionais, neste início do Século XXI, as organizaçõs têm atribuído importância fundamental ao capital intelectual aliado ao conhecimento empresarial, nunca antes tão valorizados, em vista do acirramento da luta pela sobrevivência das empresas no mercado.
            Muito embora venha crescendo a oferta pelas universidades de cursos regulares e de pós-graduação, muitos deles são práticos demais ou teóricos demais, preparando inadequadamente o profissional frente ao mercado de trabalho e as reais necessidades internas das companhias.
            Em muitas carreiras não se consegue o acompanhamento das evoluções tecnológicas que se impõem com muita rapidez. Evidencia-se o descompasso entre o que o estudante realmente aprende no curso e as exigências com as quais se depara no desempenho das funções na corporação.
            Para suprir essa deficiência, necessário se faz uma ferramenta tão ágil quanto as próprias mudanças.
            Surge nesse contexto a Educação a Distância, via Web, como opção ideal na preparação eficaz para o desempenho de hoje e para a liderança futura.
            A EaD corporativa insere-se como eficiente meio que possibilita direcionar o ensino de forma objetiva, na medida necessária e adequada às necessidades da organização.
            A utilização da EaD internamente nas empresas mudou radicalmente o que se conhecia dos tradicionais departamentos de treinamento, tendo alcançado sinificativo desenvolvimento, podendo ser estruturada de diversas maneiras para alcançar níveis distintos de profundidade.
            Existem diversas vantagens na utilização da EaD pelas empresas. Entre outras, aproveitar a infraestrutura tecnológica da própria empresa, usar o tempo disponível do colaborador, independentemente de onde ele se encontre, em qualquer das unidades da empresa, em viagem ou outras circunstâncias, solucionando dessa forma a falta de tempo para o estudo.
            De outro lado, por se tratar de alunos cujo perfil e quantidade são previamente conhecidos, o conteúdo e abordagem podem ser detalhadamente planejados para os objetivos propostos.
            Os cursos podem ser obrigatórios ou opcionais, atingir a todos os níveis hierárquicos da organização e também ser abertos a prestadores de serviços, parceiros comerciais e outros que mantenham relações. Além de elevar os níveis de produtividade e competitividade, é eficiente para atrair e reter funcionários.
            Grandes grupos econômicos criam sua própria universidade corporativa, que pode atuar desde o ensino básico, profissionalizante, treinamento, aperfeiçoamento, extensão, graduação, especialização e pós-graduação. Desenvolvem também sua cultura corporativa, reforçam o conceito de marca, muitas vezes oferecendo o serviço sem custo a seus clientes. Nesses casos a universidade virtual se torna unidade de negócio interna da própria empresa, ou subsidiária e centro de lucro.
            Há empresas especializadas que oferecem treinamento a distância voltados para indústria, médias e pequenas empresas. Outras empresas mantém a EaD como um departamento específico dentro de seu organograma.
            São exemplos de grandes grupos que possuem universidade corporativa e destaque no uso da EaD no Brasil, o Mc Donalds, Petrobrás, Banco de Boston, Datasul, Grupo Accor, Brasil Telecom, Vale do Rio Doce, SENAC (com o CEAD – Centro Nacional de Educação a Distância), SENAI, SEBRAE, CIEE, Fundação Bradesco, Fundação Roberto Marinho e Oi.
Elaborado por J. Medau
 Fontes:                  Waisman, Thais & Braga, Maria Lúcia Santaella in A universidade corporativa e a educação a distância sob a ótica da comunicação, projeto de pesquisa de mestrado, PUC-SP.
MATTAR, João. Os Usos da Educação a Distância. Departamento de Extensão e Pós-Graduação. Anhanguera Educacional, 2011.

Um comentário: